Estudantes do ensino médio do entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que estão participando da Olimpíada de Humanidades foram recepcionados, na terça-feira (22/10), na Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO), dando início ao turismo educacional, que integra a programação da olimpíada.
O circuito de visitas ocorre, entre os dias 22 e 25 de outubro, em Goiânia e na cidade de Goiás, em pontos culturais e universidades. O objetivo é promover a ampliação do repertório cultural, dos horizontes e perspectivas de futuro dos estudantes.
O tema da 7ª edição da Olimpíada de Humanidades é “Esperançar da Juventude: o tecer coletivo na Chapada dos Veadeiros”. Ele veio a partir das ideias do filósofo Paulo Freire, onde ele diz que esperança é um agir. Nesse sentido, no projeto a esperança para uma mudança de realidade é feita em coletividade.
Sobre a Olimpíada
Realizada anualmente pela Seduc, por meio do Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Sustentabilidade (Ipeartes) e Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, a Olimpíada de Humanidades é um projeto de incentivo à pesquisa no campo científico com desdobramentos artísticos-culturais, que envolve diversas etapas como a sensibilização dos alunos quanto ao tema gerador, elaboração de projetos e apresentação dos trabalhos para a comunidade local.
Participam da VII Olimpíada de Humanidades os alunos das cidades de:
- Alto Paraíso de Goiás,
- Cavalcante,
- Colinas do Sul,
- Monte Alegre de Goiás,
- Nova Roma,
- São João D’ Aliança
- Teresina de Goiás.