Pesquisadores da UFG participam de Visita Técnica na Itália e explora avanços na agricultura

Redação
Por Redação 109 visualizações

Representantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), participaram entre os dias 2 e 9 de novembro, de uma Visita Técnica – Itália 2024, após convite recebido pela Embrapa Hortaliças e pela Associação Brasileira de Hortaliças. O objetivo foi conhecer de perto o funcionamento da produção agrícola, a organização dos agricultores e as tecnologias aplicadas no setor no contexto italiano.

A comitiva contou com a presença de Sandramara Matias Chaves, diretora executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG; Carlos Hoezel, diretor do Polo de Tecnologias Sociais e Sustentabilidade (PTSS) e vice-diretor do Centro de Formação, Capacitação e Desenvolvimento de Tecnologias para a Agricultura Familiar em Caldas Novas e da Abadia dos Reis Nascimento, diretora do Centro de Formação, Capacitação e Desenvolvimento de Tecnologias para a Agricultura Familiar em Caldas Novas.

Durante a visita às cidades de Bolonha e Florença, o grupo observou inovações como sistemas avançados de irrigação e a organização dos agricultores italianos em cooperativas, estruturadas como contratos de consórcio. A viagem também permitiu que a equipe da UFG apresentasse iniciativas do PTSS e do Centro de Formação em Caldas Novas, que têm foco na agricultura familiar no Brasil.

Segundo Carlos Hoezel, o modelo italiano é sustentado por subsídios governamentais de três a cinco anos, possibilitando o fortalecimento da produção local. “Presenciamos um cenário onde agricultores e governo trabalham para oferecer produtos com denominação de origem. Esses produtos não são apenas alimentos; representam a qualidade italiana, conquistando mercados específicos e exigentes”, destacou.

A expectativa é que os insights obtidos durante a visita técnica contribuam para o desenvolvimento e no fortalecimento do setor agrícola nacional.

Foto: Reprodução/UFG
Compartilhe