Estudantes de Goiânia são premiados na Olimpíada de IA Aplicada

Redação
Por Redação 90 visualizações

A Olimpíada de Inteligência Artificial (IA) Aplicada, foi voltada para alunos do Ensino Médio, a iniciativa teve como objetivo capacitar os jovens em Inteligência Artificial, desenvolvendo soluções baseadas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Onde estudantes do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professor Joaquim Carvalho Ferreira, de Goiânia, conquistaram o 1º e 3º lugares.

A equipe campeã do segundo dia, denominada Ravens, foi liderada pela aluna Eloise Carvalho. O projeto apresentado utilizou inteligência artificial para otimizar a gestão de pequenas empresas, com foco em padarias. A solução propõe prever a necessidade de insumos, identificar os produtos mais consumidos e otimizar o gerenciamento dos estoques, resultando em maior eficiência e lucro. A proposta foi destacada pela aplicabilidade prática e pelo impacto positivo no setor.

Os participantes abordaram temas como erradicação da pobreza, fome zero, saúde e bem-estar, entre outros. Durante os três dias de competição, as melhores propostas foram premiadas com computadores. A competição durou três dias, envolvendo escolas e desafios diferentes em cada um deles.

A competição foi realizada durante a Campus Party 2024, entre os dias 28 e 30 de novembro, e foi promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Centro de Competências Embrapii em Tecnologias Imersivas (AKcIT) e o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA).

Foto: Seduc
Compartilhe