Gabinete de Crise da Saúde realiza encaminhamento de mais de mil pacientes para leitos

Redação
Por Redação 64 visualizações

Nos primeiros 23 dias de funcionamento, o Gabinete, liderado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e a comissão de transição do prefeito eleito, Sandro Mabel, garantiu o encaminhamento de 1.336 pacientes para internação em leitos hospitalares. Os resultados dessa atuação foram apresentados em coletiva de imprensa realizada na sexta-feira (20/12).

A média de solicitações diárias de UTI foi reduzida de 24 para 5; enquanto a de enfermaria caiu de 174 para 78. Na maioria das vezes, os pedidos de leitos de UTI foram atendidos em menos de 24 horas.

O prefeito eleito da capital, Sandro Mabel, também destacou a importância da atuação integrada, que foi reforçada ainda mais após o processo de intervenção do Estado na saúde municipal. O gestor pontuou diversas medidas que vêm sendo adotadas para mitigar os problemas, como a abertura de leitos, compra de medicamentos e até a liberação de emendas parlamentares.

“Fizemos as ambulâncias que estavam paradas no Samu voltarem a rodar. Voltou o homecare, voltou a alimentação, a parte de limpeza, a Santa Casa está operando, as maternidades, a Fundahc está operando também”, enfatizou.

Mabel ainda pontuou a preocupação com a dengue em Goiânia e a possibilidade de superlotação na saúde municipal com a chegada do período de sazonalidade da doença.

“Nós estamos vendo um aumento de casos e os criadouros estão soltos pela cidade inteira nos lixos que estão jogados nos terrenos baldios. Estamos tomando providências quanto a isso também”, disse.

Foto: Marco Monteiro
Compartilhe