Caiado destaca bom momento da economia goiana na posse da nova diretoria da Adial

Redação
Por Redação 6 visualizações
Ronaldo Caiado prestigia posse da nova diretoria da Adial e destaca papel entidade para o crescimento do PIB goiano | Foto: Hegon Correa

O governador Ronaldo Caiado ressaltou a parceria do Governo de Goiás com os empresários goianos para o crescimento do estado, o que tem garantido avanços significativos na economia e na industrialização. A parceria foi destacada na noite de segunda-feira (28/4), em Goiânia, durante a posse da nova diretoria da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), entidade considerada a maior associação de indústrias e operadoras logísticas de Goiás. Durante o evento, Caiado colocou a estrutura do Estado à disposição para avançar no diálogo e desenvolvimento de ações conjuntas com a associação.

“A Adial é uma instituição que se fortaleceu muito, principalmente em Goiás, pela parceria que tem com o governo estadual. É uma parceria sadia, que realmente apresenta propostas”, afirmou o gestor goiano. Segundo Caiado, a união entre Estado e Adial foi fator essencial para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) goiano em 2024, onde o setor de indústria e serviços apresentou resultados superiores ao da agricultura. “Goiás, a cada dia que passa, está batendo o PIB, aumentando o seu parque industrial, trazendo maior capacidade de transformação de seus produtos primários”, pontuou.

O chefe do Executivo estadual destacou que o setor industrial é diretamente beneficiado pelo novo momento econômico vivenciado no Estado, marcado por equilíbrio financeiro, segurança jurídica e institucional. Somente nos anos de 2024 e 2025 foram captados R$ 9,2 bilhões em investimentos privados, conforme dados apurados pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC).

Posse

Caiado prestigiou a posse de Edwal Portilho, o Tchequinho, na presidência executiva da Adial. “Como governador não só reconheço, mas também agradeço as parcerias que nós fizemos e que tanto contribuíram para a gestão de Goiás. Parabéns ao Tchequinho pela nova função”, disse. O zootecnista e empresário do ramo do agronegócio vai liderar a Adial entre abril de 2025 e abril de 2028, após ser eleito por unanimidade.

O evento contou com a presença da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo. A integrante da equipe do presidente Lula mencionou a importância da construção coletiva do Plano Nacional de Direitos Humanos e Empresas, que está entre as prioridades do MDHC em 2025. “Precisamos pensar o desenvolvimento de forma sustentável, levando em conta as comunidades, a questão climática e ambiental. O setor produtivo não é inimigo. Precisamos construir pontes”, enfatizou.

Macaé reforçou o compromisso do MDHC com a construção de pontes entre o setor público e o setor privado para o desenvolvimento sustentável, justo e com centralidade nos direitos humanos | Foto: André Costa/Divulgação


A ministra também fez um apelo ao empresariado presente para a ampliação da cooperação em políticas públicas voltadas ao enfrentamento ao desaparecimento de pessoas — tema prioritário da pasta. Ela citou como exemplo a iniciativa da empresa Piracanjuba, integrante da ADIAL, que tem colaborado com a divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas. “O desaparecimento, especialmente o forçado, é um crime que não cessa enquanto a pessoa não é encontrada. Estamos conversando com a nova direção da ADIAL para avançarmos em cooperações institucionais nesse tema tão sensível e urgente”, finalizou Macaé Evaristo.

Compartilhe