Caiado destaca protagonismo da Romaria do Muquém durante missa em Niquelândia

Redação
Por Redação
Governador Ronaldo Caiado participa da missa solene da Romaria do Muquém, em Niquelândia

No último dia da Romaria do Muquém, em 2025, nesta sexta-feira (15/8), o governador Ronaldo Caiado participou da missa solene da festa, realizada no Santuário Diocesano dedicado à santa católica, no distrito de Muquém, em Niquelândia, no Norte goiano. Celebrada por Dom Giovani Carlos Caldas Barroca, bispo diocesano de Uruaçu, a cerimônia religiosa consagrou o estado de Goiás à Nossa Senhora d’Abadia do Muquém.

Caiado, responsável por coroar a imagem da santa na celebração, destacou o protagonismo religioso que a Romaria representa, já que é a mais antiga do estado. São 277 anos de história e devoção. “Este local é intocável, tem a garantia do Governo do Estado. Hoje, Nossa Senhora d’Abadia do Muquém está consagrada como aquela que vai, cada vez mais, cuidar de todo o território de Goiás e da população que vive nele”, pontuou o chefe do Executivo goiano.

A Romaria começou no dia 3 de agosto. De acordo com a organização da festa, cerca de 450 mil fiéis, de diversas localidades do Brasil, participaram da programação durante seus 13 dias. O Governo de Goiás reforçou a segurança do local com a presença de equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O Estado também ofereceu suporte com o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), montado no km 30 da GO-237, conhecida como Rodovia da Fé.

Na ocasião, Caiado também destacou que essa foi sua última visita à Romaria do Muquém à frente do Executivo e agradeceu as manifestações de apoio recebidas da população. “Nada mais gratificante do que chegar ao final do mandato com altivez e dignidade, tendo o reconhecimento da população de que nós trabalhamos para melhorar a vida das pessoas, na infraestrutura, na saúde, na educação e nos programas sociais”, completou. Durante a celebração, o governador sancionou a lei que oficializa a transferência simbólica da capital do Estado para o Muquém, anualmente, durante a Romaria.

“O governador, a primeira-dama Gracinha Caiado e o vice-governador Daniel Vilela sempre atenderam nossas ligações, ouviram as demandas que apresentamos para a Romaria e apoiaram nosso Santuário. Que Nossa Senhora d’Abadia seja luz em seus caminhos”, disse o reitor do Santuário Diocesano, padre Cornélio José.

Reforma

Após solicitação da Reitoria do Santuário, o Governo de Goiás deve iniciar, nos próximos dias, avaliações para a recuperação do teto da igreja. “Faremos o mais rápido possível, honrando essa que é a romaria mais tradicional de Goiás, merecedora de todos os investimentos. Os romeiros que vêm ao Muquém todos os anos serão recebidos com toda a infraestrutura adequada”, enfatizou o vice-governador Daniel Vilela, que irá assumir o Executivo no final de março de 2026.

Foto: Júnior Guimarães e Adalberto Ruchelle
Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

TAGS:
Compartilhe