Parque Estadual dos Pireneus é reaberto após incêndio

Redação
Por Redação 146 visualizações

O Parque Estadual dos Pireneus (PEP) reabriu na última sexta-feira (27/09), depois de dez dias de mobilização para combater um incêndio que se espalhou pela unidade. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por enquanto será obrigatório que o visitante esteja acompanhado de um guia credenciado para entrar no PEP.

Cerca de mil hectares de vegetação se perderam, além das perdas relacionadas à fauna e flora, houve danos à estrutura administrativa do parque. O combate ao incêndio envolveu cerca de 40 pessoas ao longo de dez dias, entre servidores da Semad, integrantes das brigadas Gavião Fumaça e Aliança da Terra, além de militares do Corpo de Bombeiros. A Semad publicou nas redes sociais um vídeo homenageando os homens e mulheres envolvidos nessa missão.

Parque Estadual dos Pireneus
A unidade existe desde novembro de 1987 e tem pouco mais de 2,8 mil hectares. É uma das 15 unidades de conservação de proteção integral administradas pelo Governo de Goiás. Abriga o segundo maciço mais alto do Estado, o Pico dos Pireneus, com 1.380 metros de altura.

Foto: Semad
Compartilhe