11 municípios goianos estão entre os mais ricos do agronegócio

Redação
Por Redação 114 visualizações

De acordo com o mapeamento divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Secretaria de Política Agrícola (Mapa/SPA), na última quinta-feira (17/10), onze municípios goianos estão entre os 100 com maior participação no valor da produção da agricultura brasileira, considerados os mais ricos do agronegócio em 2023.

Juntos, Rio Verde, Jataí, Cristalina, Mineiros, Montividiu, Paraúna, Silvânia, Chapadão do Céu, Catalão, Ipameri e Goiatuba representam 3,9% da área colhida em todo o Brasil, e 3,7% do valor da produção nacional. Os números colocam Goiás no terceiro lugar dos rankings de área colhida e valor da produção do país.

Agronegócio
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, associa os resultados a fatores como investimentos em políticas públicas voltadas para o agronegócio, bem como em pesquisa e inovação.

A análise, baseada nos dados da pesquisa anual do IBGE sobre a Produção Agrícola Municipal (PAM), aponta que Rio Verde foi o município com o maior valor de produção agrícola do estado e o quinto maior do país, com R$ 6,92 bilhões.

Entre os produtos, a soja permanece no topo, representando R$ 348,6 bilhões, ou 42,8% do valor total da produção agrícola nacional. Nessa cultura, Rio Verde ocupa o segundo lugar do ranking, sendo responsável por 1,3% do valor, atrás apenas de Sorriso-MT (1,4%).

Foto: Ênio Tavares
Compartilhe