Imagem de duas pessoas auxiliando uma pessoa em cadeira de rodas a passear pelo parque com o novo equipamento. Sendo uma pessoa na parte de trás e outra na frente, e o cadeirante ao meio.

Acessibilidade para pessoas em cadeira de rodas em parque amplia exploração de trilhas

A Redação
Postado em: 20 de fevereiro de 2023.

Parque Altamiro de Moura Pacheco (Peamp), ganha equipamento que permite que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida explorem trilhas. O parque fica na rodovia BR-153, entre Goiânia e Terezópolis de Goiás.

 

O Governo de Goiás adquiriu cadeira adaptada utilizando recursos da autocomposição ambiental, que reverte multa em benefícios para meio ambiente e sociedade.


De acordo com o governo, o recurso para aquisição da cadeira veio da autocomposição ambiental. Esse é um procedimento em que a Semad propõe um acordo para a pessoa autuada e, por meio do diálogo, a multa geralmente é convertida em benefícios para o meio ambiente e em ações de preservação da natureza. As audiências costumam ser rápidas e não é necessária a participação de um advogado.


Inclusão nos parques
Os Parques Estaduais da Serra de Caldas Novas (Pescan) e o Altamiro de Moura Pacheco (Peamp) têm, em cada um deles, um triciclo do tipo Adapt Run e uma cadeira Julietti. Os triciclos foram doados em janeiro de 2022, durante a 3ª etapa do Circuito Radical Parques de Goiás, evento que integra prática esportiva e educação ambiental nas unidades de conservação.

 

O Peamp está aberto à visitação pública para trilhas, passeios de bicicleta e mountain bike, de quarta-feira a domingo, das 8 às 17 horas. A Trilha do Lago, uma das atrações do parque, abre apenas aos sábados, domingos e feriados. Os grupos interessados em realizar visitas monitoradas devem fazer agendamento antecipado.


Fonte: Governo de Goiás
Foto: Semad
A Redação

Compartilhe este artigo/matéria
Deixe um comentário