Acordo com mineradora deve gerar 5,7 mil empregos em Goiás

Redação
Por Redação 98 visualizações

O governador Ronaldo Caiado, acompanhado do vice-governador Daniel Vilela, assinou, na tarde da última quinta-feira (15/08), um protocolo de intenções com a empresa mineradora Aclara Resources para a execução do Projeto Carina. A iniciativa envolve extração de terra rara no município de Nova Roma, no Nordeste goiano, com investimento previsto de R$ 2,8 bilhões. A expectativa é criar 5,7 mil novos empregos diretos e indiretos na região.

O empreendimento deve ser construído dentro de dois anos, período em que começa a geração de empregos, e a produção começará em 62 meses. Durante a instalação da unidade em Goiás, a empresa vai firmar parcerias com instituições de ensino para formar e qualificar mão de obra local/regional. A prioridade é contratar pessoas, produtos e serviços goianos.

SUSTENTABILIDADE
A Aclara, que já atua no Chile, tem o objetivo de trazer para o Brasil um trabalho sustentável, sem uso de explosivos ou produção de resíduo líquido. Além disso, a empresa dispensa a criação de barragem de rejeitos e trata a água utilizada com índice equivalente a 95% de reaproveitamento.

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
Um estudo apresentado pela Aclara indica que a instalação da unidade em Nova Roma tem potencial de elevar o desenvolvimento social e econômico do município. Os minerais terras raras são ricos em elementos químicos. Alguns deles são, inclusive, essenciais para a transição global para a energia limpa, sendo utilizados na produção de veículos elétricos e energia eólica.

Foto: Lucas Diener
Compartilhe