Bosque é criado em tributo a pacientes remanescentes de internação compulsória

Redação
Por Redação 135 visualizações

Ação “Plante e Encante”, realizada na manhã da última sexta-feira (27/09), no Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), teve como objetivo a criação de um bosque em tributo aos 27 pacientes remanescentes da antiga internação compulsória da Colônia Santa Marta, que estavam em regime asilar.

Em uma cerimônia marcada por emoção e reflexão, familiares dos pacientes, colaboradores e os próprios moradores participaram do plantio, que simboliza não apenas a vida, mas a resistência daqueles que sobreviveram a um dos capítulos mais dolorosos da história da saúde no Brasil.

O bosque, composto por árvores da espécie Pata de Vaca (Bauhinia variegata), e foi cuidadosamente escolhido por sua adaptabilidade ao solo do hospital e por sua beleza exótica. Cada árvore plantada representa uma história de vida, resistência e dignidade, conectando a natureza ao legado daqueles que viveram na Colônia.

O plantio das árvores também coincide com o início da primavera e o Dia da Árvore, integrando o propósito do hospital de cuidar de vidas e de promover a sustentabilidade ecológica por meio de seu programa de gestão ambiental. Cada árvore plantada simboliza uma vida, uma história marcada pela força e resiliência.

O bosque será mais do que uma homenagem, será um lugar de paz, reflexão e encontro, onde o silêncio das árvores contará as histórias daqueles que viveram na Colônia Santa Marta. Durante o plantio, um dos pacientes moradores, que participou da ação, expressou sua gratidão.

Foto: Naiclea Luzia Da Silva
Compartilhe