Café em Goiás tem previsão de crescimento de 30,6% na produção

Redação
Por Redação 71 visualizações

A estimativa foi divulgada na última quinta-feira (23/05), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no 2º Levantamento da Safra de Café do ano. A produção de café em Goiás deve atingir a marca de 263,5 mil sacas na safra 2024, um aumento de 30,6% em relação ao ano anterior.

O crescimento se deve a dois fatores principais: o aumento de 10,3% na área de plantação e a bienalidade positiva, fenômeno natural que alterna anos de alta e baixa produção. Além disso, a entrada em produção de cafezais mais novos deve contribuir para uma produtividade de 44,5 sacas por hectare, 18,4% superior à registrada em 2023.

CAFÉ
Apesar do cenário positivo, a safra atual enfrentou desafios climáticos. As lavouras se beneficiaram das chuvas de março e abril, que evitaram o abortamento de frutos e facilitaram o manejo. No entanto, o período anterior de seca e calor intenso, coincidindo com o florescimento e frutificação, impactou o potencial produtivo.

Em relação à área em produção, houve um aumento em comparação ao ano passado, impulsionado pela inclusão de áreas que passaram por renovação e agora retomam a produção em níveis significativos.

Foto: Seapa
Compartilhe