O governador Ronaldo Caiado e membros da comitiva goiana se reuniram na quarta-feira (12/02), com cerca de 20 empresários indianos, da Confederação da Indústria Indiana (CII), e 35 empresários brasileiros. Ficou definido que os representantes das empresas irão, nos próximos três dias, realizar reuniões setoriais para definir futuros negócios.
O encontro marca a abertura das tratativas entre o Estado e o país asiático durante a missão internacional goiana, que se estende até dia 21 de fevereiro. Ao apresentar as especificidades do Estado, o governador ainda enfatizou a alta capacidade produtiva, a força do cooperativismo e a pujança do segmento farmacêutico goiano.
“Goiás está exatamente no centro do país, Brasília, a capital, está incrustada no nosso território. É um estado de 350.000 km² e que tem um potencial de crescimento enorme. Nós só temos 7 milhões de habitantes. Dentro desta radiografia, quero dizer que esse é o momento oportuno para se investir em Goiás”, afirmou Caiado aos empresários indianos.
Ainda, sinalizou a disposição em firmar parcerias nas mais diversas áreas, especialmente tecnologia, inovação e inteligência artificial e comentou sobre os investimentos na transição energética do combustível fóssil a modelos mais sustentáveis.
“A biomassa será fundamental para sustentar a transição energética do mundo”, alertou Caiado ao falar da vocação goiana para a produção do etanol. O governador também manifestou preocupação do Estado em entender “que o desafio da sustentabilidade é social, econômico e ambiental”. Tal perspectiva abrange um olhar ao pequeno produtor, com iniciativas que garantam renda e dignidade.