Caiado defende autonomia dos estados e reforço federal no enfrentamento ao crime organizado

Redação
Por Redação 71 visualizações

O governador de Goiás Ronaldo Caiado (UB), defendeu, diante de chefes do Executivo estaduais, operadores do Judiciário e da área de segurança pública, além de empresários, a necessidade de um combate mais eficaz ao crime organizado, com maior participação do governo federal, mas sem descuidar da autonomia dos estados.

“Precisamos de uma vacina dura para combater a infiltração do crime organizado”, afirmou Caiado durante o painel ‘Coalizão Governamental: Soluções compartilhadas para a segurança’, reforçando que um sistema robusto de segurança pública pode ser implementado, desde que haja colaboração do governo federal.

Caiado foi um dos convidados do 17º Encontro de Líderes promovido pela Comunitas, entidade que reúne setores da sociedade para debater o desenvolvimento sustentável do país, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), na última sexta-feira (11/10), em São Paulo.

Crítico da proposta de criação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), cobrou que a União utilize o novo formato para desenvolver uma política nacional que coordene os países da América Latina, além de reforçar o policiamento nas fronteiras. “Essa é a ação federal que devia ter. Não é ficar se metendo na política dos estados”.

O governador de Goiás também fez questão de mencionar os recursos aplicados na segurança pública durante seu governo, revelando que, em quase seis anos, foram investidos R$ 17 bilhões, enquanto o estado recebeu apenas R$ 927 milhões dos caixas federais.

Foto: Júnior Guimarães
Compartilhe