Na trincheira Política – O levantamento divulgado nesta quarta-feira (11/9) pelo instituto Paraná Pesquisas, mostrou a forma como o eleitorado do município avalia a administração do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que é o principal fiador da candidatura de oposição no município, encabeçada por Leandro Vilela (MDB). O levantamento mostrou ainda, o crescimento do candidato do MDB e reforçou a tendência de que a eleição será decidida no segundo turno.
De acordo com o estudo, 81,7% do eleitorado de Aparecida aprova a gestão do governador Ronaldo Caiado, contra 15,3% que dizem reprovar a forma como o governador administra o Estado. Noutro recorte, a administração de Caiado é bem avaliada por 71,4% da população, com 32% dos entrevistados classificando a gestão como ótima, e 39,4% dizendo que ela é boa. Apenas 11,9% avaliam como ruim ou péssima a administração estadual. Para 14,4% o goiano faz uma gestão regular.
A Paraná Pesquisas foi à campo entre os dias 7 e 10 de setembro e ouviu 640 eleitores de Aparecida de Goiânia. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número GO-03129/2024.
Apoio a Vilela
Caiado é o principal fiador e apoiador da candidatura de Leandro Vilela para prefeito de Aparecida de Goiânia. O emedebista é a aposta do governador e seu grupo político, incluindo o vice-governador Daniel Vilela (MDB) e Gustavo Mendanha (MDB), ex-prefeito de Aparecida, para que o município continue na escalada de desenvolvimento inaugurada em 2009 pelo ex-prefeito Maguito Vilela, tio de Leandro.
Intenção de voto
No cenário estimulado, a Paraná Pesquisas mostra que Professor Alcides tem 42,2% das intenções de voto, seguido por Leandro Vilela, com 33% da preferência do eleitor de Aparecida. A diferença entre os dois candidatos, que já foi de mais de 30 pontos na pré-campanha, caiu para 9,2 pontos. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O vereador William Panda (PSB) foi citado como o preferido por 11,1% dos entrevistados. 6,1% afirmaram que não sabem em quem votar ou não responderam, e 7,7% disseram que vão votar em branco ou anular o voto.