Com apoio do Governo de Goiás, livro de goiana é selecionado para o maior prêmio de gastronomia do mundo

Redação
Por Redação
Livro foi realizado com recursos do Projeto Goyazes, ferramenta de fomento do Governo de Goiás

As receitas de empadão, pamonha, macarrão de folia, requeijão goiano, mané pelado, peta e muitas outras delícias goianas estão reunidas em “Telma da Babilônia: Receitas com Memória”, livro selecionado para o Gourmand Awards, considerado o maior prêmio de gastronomia do mundo. O trabalho foi realizado com recursos do Programa Goyazes, ferramenta de fomento do Governo de Goiás, gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O livro é resultado de décadas de dedicação e pesquisa de Telma Lopes Machado sobre a culinária do Estado e foi indicado nas categorias mulher-chefe e comida da fazenda à mesa. As fotos são de Ana Lima e captam a beleza natural das paisagens, dos doces, das quitandas e dos pratos goianos. A apresentação é assinada por Letícia Massula, cozinheira e pesquisadora da culinária brasileira. O posfácio, da estudiosa da história da alimentação Sônia Magalhães, da Universidade Federal de Goiás (UFG), discorre sobre as origens da culinária goiana.

No Gourmand Awards, o livro figura entre 930 concorrentes de 175 países. A cerimônia de premiação acontece no final de novembro de 2025, em Paris, e os vencedores podem receber o título de Best in the World, um reconhecimento que frequentemente impulsiona carreiras e gera repercussão internacional.

Em Pirenópolis, Telma comanda o Café Sertanejo da Fazenda Babilônia, propriedade de mais de 225 anos onde a chef nasceu e aprendeu a cozinhar. Hoje com 75 anos, ela conta que cresceu cercada pela ideia de que toda mulher precisava cumprir a obrigação de casar, ter filhos e cuidar da família, o que incluía saber cozinhar. “Eu sempre morei na fazenda, e aprendi a cozinhar vendo a minha mãe preparando o porco, matando o frango, então eu estou ligada à gastronomia desde criança”, rememora a chef.

Essas lembranças estão presentes no livro, que vai além da simples descrição de ingredientes e modos de preparo. A obra é também um registro da vida de Telma. Em meio às receitas, a autora inclui também histórias culturais, informações sobre a origem dos pratos, e dicas preciosas, como o ponto ideal do milho para cada preparo.

“Têm muitas receitas interessantes nesse livro, por exemplo, a matula de galinha, que mostra um pouco da vida dos bandeirantes, dos tropeiros, porque a matula é a comida que se levava nas viagens. E eu consegui a receita com uma senhorinha bem idosa, foi um resgate mesmo. Tem também a carne de lata, além de receitas de origem indígena, na folha da bananeira”, exemplifica Telma.

Conforme ela explica, o livro é a materialização de um trabalho de resgate da gastronomia raiz, o qual já era realizado em seu café na Fazenda Babilônia. “Telma da Babilônia: Receitas com Memória” possibilita que esses conhecimentos não se percam, e que mais pessoas tenham acesso a eles. Simultaneamente, a indicação ao Gourmand Awards representa uma oportunidade de apresentar ao mundo toda a riqueza da cozinha cerratense. O projeto é, portanto, um exemplo valioso de preservação e difusão da cultura e tradição goianas.

Gourmand Awards

Criado em 1995, o prêmio é chamado de “Oscar” gastronômico e reconhece conteúdos sobre comida e bebida por todo o mundo. O conteúdo vai desde impressos a digitais, pagos ou gratuitos, com editoras ou independentes, públicos ou privados, grandes ou pequenos. A ideia da iniciativa é promover o reconhecimento para esses projetos.

Foto: Reprodução
Fonte: Secretaria da Cultura – Governo de Goiás

TAGS:
Compartilhe