Combate ao crime em Goiás é destaque de painel sobre segurança pública em São Paulo

Redação
Por Redação 57 visualizações

Realizado no último sábado (31/08), a 14ª edição da Expert XP contou com a participação do chefe do executivo goiano, Ronaldo Caiado, no painel “A urgência da segurança pública: uma questão de prioridade e quais os desafios”. Na oportunidade Caiado mostrou dados, falou dos entraves superados e projetos goianos que teriam boa aplicabilidade no Brasil. O evento é organizado em São Paulo pelo conglomerado financeiro XP e é considerado um dos maiores festivais de investimentos do mundo.

“Quero transmitir a todas e todos que venham a ocupar futuramente um mandato de governador: priorizem a segurança pública. Foi ela que me deu governabilidade, fez com que eu tivesse condições de chegar a ter o governo mais bem avaliado do país, a educação no primeiro lugar, a saúde interiorizada, os programas sociais. Foi graças à Polícia Militar de Goiás, a melhor do Brasil, graças à Polícia Civil e à Polícia Penal, as mais eficientes, e também à Polícia Científica, rígida no levantamento de crimes. Quando você tem uma segurança eficiente, o crime não toma conta do seu estado”, explicou Caiado.

DESTAQUES
Entre os números destacados pelo governador, que tem como fonte o mais recente relatório do Observatório de Segurança Pública do Estado, concluído em julho, estão a diminuição de 71,4% no número de roubos de carga na comparação do último semestre com o mesmo período de 2023.

Caiado ressaltou ainda a redução de 37,5% na quantidade de feminicídios, de 31,2% no furto a transeunte, de 31,1% no roubo a transeunte e 27% no roubo de veículos. Sobre homicídios dolosos, a redução foi de 10,6%. Dos 246 municípios goianos, 128 não registraram nenhum homicídio no período analisado.

EXEMPLO
Ao lado do gestor goiano, participaram do painel o governador do Piauí, Rafael Fonteles, o ministro de Transportes do governo federal, Renan Filho, o diretor institucional da XP, Rafael Furlanetti e o coordenador de Análise Política da instituição, Paulo Gama.

Foto: Lucas Diener
Compartilhe