Conexão Paralímpica evento paradesportivo acontece em Goiânia entre os dias 21 e 23 de junho

A Redação
Postado em: 21 de junho de 2023.

O Conexão Paralímpica evento paradesportivo, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com apoio da Prefeitura de Goiânia, será realizado na capital entre os dias 21 e 23 de junho, no Campus II da PUC-GO, no Setor Mariliza, e no SESI Multiparque, no Setor Santa Genoveva. É a primeira vez que esteve evento acontece na capital.

 

A competição reúne 700 atletas de todo país, com delegações de diferentes estados, e tem como objetivo estimular a prática esportiva entre militares e agentes de segurança com deficiência, a fim de identificar e desenvolver talentos nas modalidades presentes. Sendo em três competições paradesportivas: Paralimpíadas Universitárias, torneio com estudantes universitários; o Intercentros, competição entre alunos dos Centros de Referência Paralímpicos do CPB distribuídos em todas as regiões do Brasil, e as Paralimpíadas Militares.


Conexão Paralímpica
O Conexão Paralímpica é um evento realizado pelo CPB desde 2022, e agrega três competições: as Paralimpíadas Universitárias, torneio com estudantes universitários; o Intercentros, competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB distribuídos em todas regiões do Brasil; e as Paralimpíadas Militares, que têm por objetivo estimular a prática esportiva entre militares e agentes de segurança com deficiência, a fim de identificar e desenvolver talentos nas modalidades presentes.

 

Paralimpíadas Universitárias
As Paralimpíadas Universitárias têm por finalidade estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte. O evento conta com disputas de atletismo, badminton, bocha, judô, natação e tênis de mesa.

 

Centros de Referência
Os Centros de Referências fazem parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, e têm como função aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paraolímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento. Na disputa dos Intercentros são realizadas provas de atletismo, badminton, bocha e natação.

 

Paralimpíadas Militares
As Paralimpíadas Militares são uma das ações do Programa Militar Paralímpico (PMP) do CPB, que tem como principal objetivo apresentar ao público-alvo o esporte paralímpico como uma ferramenta de aprimoramento de sua qualidade de vida. As Paralimpíadas Militares contam com disputas de tiro com arco e tiro esportivo, modalidades nas quais o PMP visa também a detecção de possíveis talentos esportivos para o esporte de alto rendimento.


Foto: Divulgação/CPB
A Redação

Compartilhe este artigo/matéria
Deixe um comentário