Conferência reforça protagonismo de Goiás na busca de soluções sustentáveis para transição energética

Redação
Por Redação
Conferência por iniciativa do Governo de Goiás reforça protagonismo do estado na busca por soluções sustentáveis e inovadoras

A Conferência Brasileira de Bioenergia e Transição Energética começou nesta terça-feira (14/10), no Auditório Ipê da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em Goiânia. A iniciativa é promovida pela Subsecretaria de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes da Secretaria-Geral de Governo (SGG), com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), e reúne representantes do governo, setor produtivo, academia e sociedade civil.

Na abertura, o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, destacou a importância de debater cada vez mais sobre a temática. “Essa conferência reforça o protagonismo do estado na busca por soluções sustentáveis e inovadoras. É uma oportunidade de dialogar com o Brasil sobre a bioenergia e biocombustíveis, e trabalhar juntos para liderar a transição energética”, afirmou.

O presidente da Fieg, André Rocha, também ressaltou a importância do debate. “Goiás tem um enorme potencial energético e industrial e eventos como esse são muito importantes para discutir as possibilidades de avançar no uso da tecnologia para o bem da sociedade goiana e brasileira”, disse.

A programação do primeiro dia contou com três painéis temáticos. Durante o primeiro painel, o superintendente de Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Márcio Lago Couto, apresentou o Plano Estadual de Energia – Goiás 2030, destacando as metas e estratégias para o fortalecimento da matriz energética estadual.

Em seguida, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andrea Vulcanis, conduziu o painel Transição Verde, abordando políticas ambientais e os desafios da integração entre economia e sustentabilidade. Para encerrar a noite, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Marcos Fernando Arriel, participou do painel Fomentos ao P&D para a Transição Energética, com foco nos investimentos em ciência, tecnologia e inovação voltados ao setor.

Programação

A conferência segue até quinta-feira (16/10), com programação dedicada à inovação, sustentabilidade e políticas públicas voltadas à descarbonização. O evento dará continuidade aos debates sobre o uso de tecnologias limpas para o transporte pesado; expansão da produção de biogás e biometano; desenvolvimento de combustíveis avançados, como hidrogênio verde, metanol verde, amônia e combustível sustentável de aviação (SAF); e modelos de negócio e marcos regulatórios que impulsionam a transição energética.

A programação também contará com painéis internacionais, que apresentarão casos de sucesso na produção e uso de biocombustíveis, além de discussões sobre o papel do biometano na indústria, ferramentas de descarbonização para setores de alta emissão e estratégias de incentivo à inovação e à sustentabilidade.

Foto: Ednan Ferreira
Fonte: Secretaria-Geral de Governo – Governo de Goiás

Compartilhe