O Coro Sinfônico Jovem de Goiás (CSJG) da Escola do Futuro em Artes Basileu França realiza, neste domingo (19/10), às 11h, mais uma edição do tradicional Concerto de Canto. Neste ano, o grupo sinfônico celebra a identidade nacional, com um programa repleto de brasilidades. “Cenas Brasileiras” é um convite ao público para uma viagem cultural por meio de canções escritas por grandes compositores do país, como Villa Lobos, Waldemar Henrique, Hekel Tavares e tantos outros. O espetáculo acontece no Teatro Escola Basileu França, que fica no Setor Leste Universitário, e a entrada é gratuita, por ordem de chegada.
“O universo de canções brasileiras é vastíssimo e temos a satisfação de termos muitas joias que foram produzidas por nossos compositores. Cada uma dessas obras traz à tona marcas de nossa identidade e muitos elementos culturais que nos tornam únicos. A partir dessas canções, podemos nos encontrar com as paisagens brasileiras, nossos amores e dores, nossas lendas, nossas alegrias e com nosso povo. O público que participar dessa manhã vai ter a oportunidade de ouvir boa música e se envolver com diversas histórias que vão ser cantadas”, descreve o regente do grupo sinfônico, maestro Weber Assis.
Nesta edição, o espectador vai se surpreender com o programa construído especialmente para a apresentação de domingo, e a emoção vai ser sentida a cada número produzido, como promete o regente e diretor artístico do grupo sinfônico. “Esse concerto vem mostrar o crescimento musical individual de cada cantor e cantora que integram o grupo e que se dedica diariamente a profissionalização através de nossos cursos para esse gênero. O concerto em si é uma etapa importante para o processo de aprendizagem, seja pela prática técnica de canto, seja pelo encontro do artista com o público. E para esse concerto, o repertório com a cara do Brasil é, também, uma oportunidade para esses estudantes se apropriarem de um repertório que é nosso. Não tenho dúvida de que as canções escolhidas vão agradar a todos, e a emoção está garantida”, convida Weber Assis.
Formado por 53 estudantes dos Núcleos de Altas Habilidades em Música da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, o Coro Sinfônico Jovem de Goiás foi criado em junho de 2014 e, ao longo da última década, consolidou-se como referência no cenário da música operística. Com um repertório que transita entre a música de concerto e a música de câmara, o grupo se destaca pela versatilidade e pela qualidade artística. O CSJG tem chamado atenção em nível nacional e internacional, tanto pelo repertório diversificado quanto pelo papel fundamental que exerce na formação musical de jovens talentos goianos, contribuindo para a difusão da cultura em Goiás e no Brasil.
A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França é uma instituição pública vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), do Governo de Goiás, e desde 2021 é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT), da Universidade Federal de Goiás.
Serviço
Assunto: “Concerto de Canto: Cenas Brasileiras” com Coro Sinfônico Jovem de Goiás
Quando: Domingo (19/10), às 11h
Onde: Teatro Escola Basileu França – Avenida Universitária, nº 1.750, St. Leste Universitário, Goiânia (GO), com entrada gratuita
Foto: Cinthia Oliveira
Fonte: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás