Em 2023 cerca de 10,4 mil testes para diagnóstico da tuberculose foram realizados em Goiás

A Redação
Postado em: 24 de dezembro de 2023.

De acordo com o Governo do de Goiás, até o momento já foram realizados 10.463 testes moleculares para detecção da doença no Estado em 2023. Desse total, 4.541 amostras foram analisadas no Lacen-GO, 4.577 nos três municípios que realizam produção própria e 1.345 no HDT.

 

Os registros apontam aumento no número de casos em Goiás, principalmente por causa da retomada das ações pós-pandemia de Covid-19, quando houve redução dos diagnósticos da doença. Nos anos de 2020, 2021 e 2022 foram registrados, respectivamente, 934, 981 e 1.079 novos casos de tuberculose.

 

Apesar disso, o Estado ainda concentra os menores coeficientes de incidência entre as demais unidades da Federação. Até o momento, foram confirmados 1.012 casos da doença em 2023.

A tuberculose é uma doença causada por meio de um bacilo que afeta principalmente os pulmões. Quando não diagnosticada nem tratada precocemente, pode gerar complicações, infecção generalizada (sépsis) e risco de morte.

 

A transmissão ocorre pelas vias aéreas superiores (ao tossir, falar ou espirrar), por pessoas doentes e que não estão em tratamento. Apesar da gravidade, a tuberculose tem cura e é tratada gratuitamente nas unidades de atenção à saúde, com a distribuição dos medicamentos exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A vacina BCG, indicada para crianças até 5 anos, também permite a prevenção de formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.


Foto: Iron Braz
A Redação

Compartilhe este artigo/matéria
Deixe um comentário