Estado investirá mais de 3 milhões em inovações sustentáveis em Goiás

Redação
Por Redação 69 visualizações

O Governo de Goiás investirá R$ 3,6 milhões no projeto Goiás Verde: Inovações em Carbono na Agricultura. O projeto será coordenado pelo IF Goiano e pelo Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), e deve criar um sistema de monitoramento de gases de efeito estufa e estoques de carbono em agroecossistemas, promovendo avanços científicos e políticos em práticas agrícolas sustentáveis.

O projeto terá duração até 2026 e inclui a instalação de torres de fluxo em Rio Verde e Cristalina, coleta de dados em campo e desenvolvimento de modelos preditivos para avaliar emissões e sequestro de carbono. O banco de dados que será construído oferecerá informações fundamentais para a tomada de decisões mais assertivas, tanto pelo setor público quanto privado.

Os resultados serão amplamente divulgados em eventos técnico-científicos, publicações acadêmicas e materiais de orientação para o setor produtivo, consolidando Goiás como referência em agricultura inovadora e sustentável.

Com Goiás figurando como o quarto maior produtor de grãos do Brasil, o projeto reforça a posição estratégica do estado em liderar uma agricultura mais sustentável e competitiva. As ações também incluem a criação de redes de pesquisa nacionais e internacionais, capacitação de recursos humanos e a geração de tecnologias inovadoras como bioinsumos, sensores e drones.

O projeto contribui diretamente para o cumprimento de cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e prevê benefícios para produtores e a sociedade, como redução de custos, maior qualidade do solo e oportunidade de geração de créditos de carbono.

Investimento acontece por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape).

Foto: IF Goiano
Compartilhe