Estudante representa a rede pública do estado na Olimpíada Brasileira de Linguística

A Redação
Postado em: 04 de maio de 2023.

O estudante Leonel Costa Neves Pimenta, do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Hugo de Carvalho Ramos, está entre os classificados para a 3ª etapa da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL). O jovem conquistou a insígnia de pergaminho na 2ª fase da competição e se firmou como o único representante da rede estadual de ensino do Goiás na próxima etapa.

 

Segundo o diretor, o estudante está sempre desafiando a equipe gestora e os professores a descobrirem novas competições e olimpíadas do conhecimento. Mas foi um desafio proposto pela escola, ainda nos seus anos iniciais, que instigou o jovem a participar em olimpíadas do conhecimento.


A OBL
Criada em 2011, a OBL é um evento aberto e gratuito que estimula os participantes a ampliarem suas habilidades lógico-analíticas e sua visão de mundo. Para isso, a competição utiliza problemas de linguística, que envolvem o desvendamento de línguas e códigos de diferentes culturas e povos.

 

A competição é composta por quatro etapas. A primeira fase foi realizada de forma on-line, com a resolução de 27 problemas de múltipla escolha. Já a segunda fase foi realizada presencialmente, em Brasília, com a resolução de problemas discursivos.

 

A terceira fase, para qual Leonel segue agora, é a Escola de Linguística de Outono (ELO). Nessa etapa, os participantes selecionados participam de quatro atividades olímpicas, incluindo a realização de uma prova, a produção de um artigo, atividades de investigação e debates sobre temas linguísticos.

 

Se classificado, o jovem integrará a delegação brasileira na Olimpíada Internacional de Linguística (IOL), competição internacional que reúne estudantes secundaristas de diversos países. A IOL deve ocorrer no mês de julho, na Bulgária.


Foto: Sec Educação Estadual
A Redação

Compartilhe este artigo/matéria
Deixe um comentário