O filme de animação goiano dirigido por Paulo G. C. Miranda, “A Ilha dos Ilus”, foi indicado ao Prêmio Grande Otelo, a maior honraria do cinema nacional, que homenageia os destaques do cinema brasileiro. A cerimônia de premiação será realizada na próxima quarta-feira (28/08), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, com transmissão pelo Canal Brasil e pelo YouTube da Academia Brasileira de Cinema.
Este é o primeiro longa-metragem de animação da história do estado a ser indicado ao prêmio, destacando a produção audiovisual goiana no cenário nacional.
O Prêmio Grande Otelo, anteriormente conhecido como Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, é uma das principais honrarias do cinema nacional. Em sua edição de 2024, a disputa conta com a participação de mais de 200 profissionais e 39 longas-metragens brasileiros, além de produções ibero-americanas e curtas-metragens de diversas categorias.
A ILHA DOS ILUS
A “A Ilha dos Ilus” é realizada pela Mandra Filmes, empresa goiana que tem se destacado no cenário audiovisual, com exibições de seus trabalhos em plataformas como Prime Video, Telecine, TV Cultura e TV Brasil, e a distribuição é pela Elo Studios.
A obra foi produzida com recursos do governo federal, por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Ancine, Fundo Setorial do Audiovisual, além de patrocínios e apoio do Governo de Goiás, por meio da Lei Aldir Blanc e do Programa Goyazes, mecanismos gerenciados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).