Goiás é destaque em preservação ambiental e no crescimento do agronegócio

A Redação
Postado em: 02 de junho de 2023.

Os dados são do estudo ‘Sustentabilidade ambiental na agropecuária: análise do Efeito Poupa-Florestas’, realizado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Pesquisas Socioeconômicas (IMB), análise indica uma diminuição de áreas de pastagens e aumento de florestas em Goiás de 109%.


Goiás liderou o ranking dos estados do Centro-Oeste e região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) no percentual de área preservada, em relação à sua área total, entre os anos de 2010 e 2020, poupando 29% de sua área.

 

O valor corresponde a cerca de 9,9 milhões de hectares. O resultado mostra que os ganhos de produtividade da agropecuária goiana permitiram a preservação ambiental no período, ao não incorporar novas áreas ao processo produtivo.

 

O instituto utilizou o indicador Poupa-Florestas, que mede o impacto da melhoria da produtividade sobre a preservação ambiental. O método mostra a diferença entre a área que seria necessária para garantir a produção agropecuária sem melhorias de produtividade e a área efetivamente utilizada.

 

Foto: Divulgação
A Redação

Compartilhe este artigo/matéria
Deixe um comentário