Goiás prorroga até 2025 situação de emergência para Influenza Aviária

Redação
Por Redação 107 visualizações

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), prorrogou por mais 180 dias por meio do Decreto nº 10.504/2024, a vigência da situação de emergência zoossanitária no Estado de Goiás, de forma preventiva, para a mitigação do risco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP-H5N1). O novo prazo entrou em vigor dia (28/07) e mantém o status de emergência zoossanitária, instituído em agosto de 2023 seguindo até janeiro de 2025.

A legislação estadual segue orientações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que instituiu a situação em virtude da detecção da infecção pelo vírus da Influenza Aviária no território brasileiro.

PLANO DE VIGILÂNCIA DE INFLUENZA AVIÁRIA
De janeiro a junho, a Agrodefesa realizou um inquérito soroepidemiológico em aves presentes no estado, medida que faz parte do Plano de Vigilância de Influenza Aviária e doença de Newcastle.

Para isso, foram mobilizados mais de 50 fiscais estaduais agropecuários – médicos veterinários – da agência, distribuídos por todas as regiões do estado, realizando coletas em 142 propriedades comerciais avícolas e vigilância em aves de subsistência de 56 propriedades. Foram coletadas e analisadas 6.704 amostras.

Além dos profissionais em campo, seis médicos veterinários do Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário da Agrodefesa (Labvet) atuaram na triagem e envio das amostras para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas (LFDA-SP), enquanto três profissionais ofereceram o suporte necessário para a boa execução do plano, diretamente na Gerência de Sanidade Animal.

Foto: Enio Tavares
Compartilhe