Governo de Goiás abre inscrições para oficinas gratuitas da Escola de Artes Visuais

Redação
Por Redação 62 visualizações
Programação especial de julho da Escola de Artes Visuais oferece oficinas artísticas gratuitas voltadas à comunidade

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), abre nesta segunda-feira (30/6) as inscrições para oficinas artísticas gratuitas voltadas à comunidade na Escola de Artes Visuais (EAV). Com foco na experimentação e na troca de saberes, a programação especial de julho reúne artistas locais que propõem desde técnicas tradicionais como cerâmica e gravura até reflexões contemporâneas sobre identidade de gênero e expressão visual.

Estão programadas cinco oficinas, com destaque para uma semana inteira dedicada à arte têxtil, que somará mais quatro atividades especiais a serem detalhadas em breve. Para participar, é necessário aguardar a abertura das inscrições da atividade de interesse, que são divulgadas sempre no instagram @octomarques.secultgoias. E, então, enviar e-mail para ccom@goias.gov.br com o nome da oficina, data escolhida, nome completo, telefone e e-mail para contato.

O artista Marcelo Ramalho abre a programação com a oficina gratuita “Técnica para Criação de Diário Fotográfico”, que será realizada no dia 5 de julho, das 9h às 12h. Segundo o oficineiro, os participantes irão criar livros de artista utilizando a técnica de transferência – processo que envolve a fotogravura sobre suportes diversos, incorporando poesia e desenho em composições visuais com forte carga autobiográfica e política. Marcelo Ramalho, inclusive, está com a exposição “Matrizes de Banzo: entre o perene e o perecível” em cartaz no Centro Cultural Octo Marques até 6 de julho.

Marcelo Ramalho é artista visual em Goiânia que utiliza a fotografia combinada a suportes inusitados para explorar os limites da linguagem fotográfica. Suas obras revelam cenários urbanos marginais e têm forte caráter autobiográfico e político.

A programação de oficinas contará ainda com o Grupo de Estudos Arte em Transição – 2º semestre, com Jocy Júnior, que segue refletindo sobre a produção de artistas trans e travestis nas artes visuais brasileiras. Também estão previstas duas oficinas com Tulassy / Espelho da Alma: Gravuras em Borracha, que aborda técnicas básicas de impressão, e Modelagem em Cerâmica, inspirada em saberes tradicionais sobre o barro. Outra novidade é a Oficina Intensidade no Meio Artístico, com Sara Lee, que propõe uma vivência livre e expressiva com cores, formas e estilos nas artes visuais

Serviço

  • Assunto: Oficinas gratuitas da Escola de Artes Visuais
  • Quando: Julho de 2025
  • Onde: EAV/Secult Goiás – informações atualizadas em @octomarques.secultgoias
  • Inscrições: Via e-mail para ccom@goias.gov.br (com nome da oficina, data, nome completo, telefone e e-mail). Gratuito e com vagas limitadas

Foto: Secult Goiás

Compartilhe