HCN recebe certificação e se torna o 6º hospital da rede estadual de saúde com acreditação ONA 1

Redação
Por Redação
Diretoria do HCN, Imed e representantes da SES-GO durante cerimônia de entrega da certificação à unidade

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do Governo de Goiás em Uruaçu, alcança mais um marco que o consolida como referência no estado: a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Essa conquista reforça o compromisso do hospital com a segurança dos pacientes e a qualidade dos serviços prestados à população dos 60 municípios que integram a macrorregião do Centro-Norte.

A solenidade de entrega do certificado de Hospital Acreditado – ONA 1 foi realizada nesta terça-feira (12/8) no auditório do HCN. O evento contou com a presença da diretoria do HCN e do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, organização responsável pela administração do hospital, além de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).

Após passar por um rígido processo de avaliação e atender aos critérios estabelecidos pela Organização, o HCN se tornou o sexto hospital da rede pública estadual com o certificado de hospital Acreditado. O processo analisa todo o funcionamento da unidade, desde a lavagem dos lençóis, preparo das refeições, procedimentos técnicos específicos até o desempenho do corpo clínico de cada setor, seguindo padrões reconhecidos internacionalmente.

Segundo a gerente operacional da ONA, Gilvane Lolato, o processo exige um esforço de todos os profissionais para que essas evidências objetivas possam ser apresentadas, mas não simplesmente para atender a acreditação, e sim com o foco de prestar uma assistência mais segura à população. “Dessa forma, são beneficiados todos os envolvidos, inclusive o usuário do sistema público de saúde e a sociedade”, ressalta a representante da organização.

Conquista

“Essa certificação é uma conquista de todos os profissionais do HCN, que se dedicam diariamente em oferecer o melhor serviço de saúde à população. Ela atesta não somente a qualidade do nosso trabalho, mas também o compromisso que temos com o nosso atendimento humanizado”, afirma João Batista da Cunha, diretor assistencial do HCN.

De acordo com levantamento realizado pelo jornal Folha de São Paulo, dos 7.700 hospitais brasileiros registrados no Ministério da Saúde, apenas 8,4% deles possuem acreditação, sendo a grande maioria instituições privadas.

“A entrega da certificação ONA ao HCN reforça a política de regionalização da saúde aqui no estado de Goiás e atesta a importância de um atendimento humanizado e focado na segurança do paciente. Parabéns a todos do hospital por essa grande conquista”, conclui Wagner Assis Rodrigues, superintendente de Monitoramento de Contratos de Gestão e Convênios da SES-GO, presente no evento.

Assistência de qualidade

Responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança no setor de saúde, a Acreditação é um método de avaliação contínua que busca promover assistência de excelência, desenvolvendo a gestão integrada e a maturidade institucional das unidades certificadas. O selo tem validade de dois anos, o que visa estimular e garantir a melhoria constante dos hospitais. Ao longo desse período o hospital passa por manutenções, durante as quais a equipe da ONA acompanha a evolução da unidade.

Referência

Carinhosamente conhecido como Gigante do Norte, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano foi inaugurado em dezembro de 2021 e desde então já realizou mais de 2 milhões de atendimentos à população. Ao todo, a unidade soma mais de 1,6 milhão de exames laboratoriais e de imagem, 263 mil consultas médicas, oncológicas e multidisciplinares, 56 mil internações, 25 mil cirurgias e quase 4 mil partos.

O HCN possui 283 leitos ativos, além de uma equipe médica e multiprofissional qualificada, que oferece atendimento humanizado à população. Referência em casos de média e alta complexidade, o hospital se destaca pelo seu perfil assistencial em oncologia, traumatologia e gestação de alto risco.

Foto: Victor Weber e Marco Monteiro
Fonte: Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

TAGS:
Compartilhe