Mix do Bem do programa Goiás Social ganha concurso internacional

Redação
Por Redação 57 visualizações

O Mix do Bem, produzido pelo Banco de Alimentos do governo estadual e distribuído pelo Goiás Social a famílias em situação de vulnerabilidade social, foi vencedor do concurso internacional Fab City Awards 2024. O alimento, que faz parte das ações estaduais de combate à fome e à insegurança alimentar foi eleito na categoria “Melhor Projeto Ecossistema”, que elege iniciativas que promovem a sustentabilidade e combatem o desperdício.

O concurso foi promovido pela Fab City Foundation, instituição de Barcelona, com sede na Estônia, e contou com um júri formado por representantes do Brasil, Canadá, Peru e Alemanha. Em data ainda a ser informada, o Governo de Goiás e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), gestora do Banco de Alimentos, receberão selo de reconhecimento pela produção do Mix do Bem.

O Mix do Bem é produzido pelo Programa NutreBem do Banco de Alimentos do Governo de Goiás. Contém arroz, proteína de soja e vegetais desidratados como tomate e cenoura, além de alho e cebola. Cada pacote produz dez porções de 100 gramas. A iniciativa também engloba frutas desidratadas embaladas à vácuo.

O NutreBem utiliza o excedente alimentar coletado diariamente pelo Banco de Alimentos junto a permissionários e produtores rurais que trabalham na Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa). São frutas, verduras, legumes e hortaliças que não possuem valor comercial, mas que estão totalmente adequadas para o consumo humano.

A desidratação e a inovação tecnológica usadas na produção aumentam a vida útil dos alimentos, evitando o desperdício. Com isso, o Goiás Social tem a possibilidade de ajudar mais famílias em situação de insegurança alimentar, principalmente as que moram em regiões mais distantes da capital e de difícil acesso.

Desde outubro de 2021, já foram distribuídas 730 mil unidades do Mix do Bem. Mais de 124 mil famílias em situação de vulnerabilidade social e 1.229 instituições sociais de 172 municípios goianos foram beneficiadas com o alimento produzido pelo Governo de Goiás. Em maio, 10 mil pacotes de Mix do Bem foram enviados para as vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul.

Foto: Aline Cabral
Compartilhe