Ônibus movido a biometano já circula no BRT Leste-Oeste

Redação
Por Redação 105 visualizações

O primeiro ônibus movido a biometano, do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana começo a rodar, em um período de testes com duração de cerca de quatro meses. O veículo fará o percurso entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia pela manhã e, no período da tarde, entre os terminais Novo Mundo e Senador Canedo, do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera).

Com capacidade de armazenamento de 195 metros cúbicos de biometano, o ônibus possui uma autonomia de 295 quilômetros, correspondendo a até oito viagens por dia. A fase de testes é importante para a realização de possíveis ajustes técnicos e adaptação do veículo às rotas e características de Goiânia e das cidades do Entorno da capital.

Uma estação provisória de abastecimento do biometano foi instalada na área de estocagem do Terminal Novo Mundo. A ação integra o projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), que contempla a renovação total da frota, equipada com ar-condicionado, e a compra de mais 300 veículos, além da reforma dos terminais e estações do BRT Leste-Oeste, entrega do BRT Norte-Sul e revitalização dos pontos de ônibus.

Além do conforto proporcionado aos passageiros pelos novos ônibus, o secretário destacou que uma grande preocupação do Governo de Goiás neste processo de substituição da frota ocorre em função da sustentabilidade, por meio de modelos que reduzam significativamente o nível de gases poluentes na atmosfera.

Foto: Edinan Ferreira Comset/SGG-GO
Compartilhe