Para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, Alego fará semana de inclusão

A Redação
Postado em: 18 de setembro de 2023.

Palestras e apresentações artísticas marcará a passagem do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, e vai movimentar o Palácio Maguito Vilela durante a semana na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), entre os dias 18 e 22 de setembro.


Com a pauta da conscientização sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

 

Serão apresentações artísticas, palestras e rodas de conversa sobre assuntos como acessibilidade, educação, direitos, desafios sociais e políticos para o público com limitação funcional, termo defendido pelas organizadoras do Movimento Fadas, Ana Carolina da Silva Magalhães e Marcela Felipe Machado.


Estima-se 18,6 milhões de pessoas, acima de 2 anos, com algum tipo de deficiência no Brasil. O número corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária, conforme indica a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

 

Os dados da PNAD mostram também que as pessoas com deficiência estão menos inseridas no mercado de trabalho, nas escolas – e, por consequência, têm o acesso à renda mais dificultado.

 

Segundo o levantamento, por exemplo, a taxa de analfabetismo para pessoas com deficiência foi de 19,5%, enquanto para as pessoas sem deficiência foi de 4,1%.


Foto: Hellenn Reis
A Redação

Compartilhe este artigo/matéria
Deixe um comentário