Fotografia colorida de de Adria sentada com um microfone na mão, ao seu lado direito uma mesa e um pouco mais a frente uma mulher sentada olhando atentamente para ela.

Paratleta campeã mundial reforça a conscientização por um trânsito mais seguro em palestra no HMAP

A Redação
Postado em: 21 de maio de 2023.

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP), promoveu uma palestra da paratleta goianiense Adria Jesus, campeã mundial do vôlei sentado. O evento serviu para provocar reflexões sobre responsabilidade e empatia e fortalecer o movimento internacional Maio Amarelo, de conscientização sobre a segurança no trânsito, realizado na tarde da sexta-feira, 19 de maio.


De acordo com a prefeitura, o evento foi direcionado para colaboradores, e apresentou o relato da enfermeira Daiany Marinho Salgado, da equipe do Hospital. Adria e Daiany sofreram acidentes de trânsito que transformaram suas vidas. A medalhista internacional perdeu a perna esquerda aos 16 anos e a enfermeira teve uma severa perda de audição bilateral há dois anos.


Números no Brasil

Segundo estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o terceiro País no planeta com mais mortes no trânsito, ficando atrás da Índia e da China, que ocupam as primeiras posições, respectivamente. É o que apontou o relatório Status Report on Road Safety, que também revelou que o tráfego é o oitavo maior causador de óbitos no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2021 o País registrou 31.468 mortes no trânsito, vitimando motociclistas, ocupantes de automóveis e pedestres.


Em sua palestra, a campeã contou sobre o acidente de moto sofrido na adolescência, o caminho da auto-aceitação, os estudos, a entrada no mercado de trabalho aos 19 anos, na época ainda sem a prótese na perna, e sobre a luta para conseguir conciliar o trabalho com a carreira no esporte profissional, além da busca por patrocínios.

 

Foto: Jhonney Macena
A Redação

Compartilhe este artigo/matéria
Deixe um comentário