Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Redação
Por Redação 273 visualizações

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, protege uma área aproximada de 240.611ha e está inserido no bioma Cerrado. São diversas formações vegetais; centenas de nascentes e cursos d’água; rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local.

Foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela UNESCO.

Além da conservação da biodiversidade e geodiversidade, o Parque Nacional tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.

As caminhadas e banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque, nas imensas paisagens da Chapada em uma viagem pelo Cerrado brasileiro em antigas rotas usadas por garimpeiros, que hoje são utilizados pelos visitantes.

Vídeo sobre impactos de cães e gatos sobre a fauna nativa do Cerrado: “A ameaça dos animais domésticos à fauna nativa do Cerrado: conhecer para cuidar. Ajude a cuidar do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e sua região.

Fonte: ICMBio

Compartilhe