Parto de gêmeas siamesas realizado no Hospital Estadual da Mulher foi bem-sucedido

A Redação
Postado em: 21 de outubro de 2023.

O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), realizou mais um parto de gêmeas siamesas, no dia (11/10). As irmãs Lara e Larissa nasceram com pouco mais de 34 semanas, unidas pelo tórax, abdômen e bacia, juntas as irmãs pesaram 3,6 kg.

 

Kátia Márcia Cardoso, 36, é natural do Mato Grosso, mas veio de Parauapebas (PA) e passou por uma cesariana que durou cerca de 1h30.

 

A mãe, Kátia Márcia Cardoso, recebeu alta hospitalar na segunda-feira (16/10), e foi assistido por uma equipe multidisciplinar. A equipe de obstetras contou com quatro profissionais, liderados pela médica Silvia Aguiar, experiente em partos de gêmeos conjugados. Mesmo com toda experiência, a médica diz que ainda sente uma inquietação.

 

HISTÓRIA
Kátia, casada e com outra filha, de 6 anos, chegou a Goiânia em 16 de setembro, com 31 semanas de sua segunda gravidez, para fazer o acompanhamento com a equipe obstétrica do Hemu e o cirurgião pediátrico Zacharias Calil. O médico é especialista em casos de gêmeos siameses e pioneiro no procedimento de separação de siameses em Goiás.

 

Ao descobrir que estava grávida de siameses, Kátia pensou em ir para São Paulo, mas, ao pesquisar sobre o assunto, soube que Goiás é referência para partos e separação de gêmeos conjugados e que o dr. Zacharias Calil já fez várias separações com sucesso. Ela entrou em contato com o cirurgião pediátrico e conseguiu vir para Goiânia, hospedando-se na casa de apoio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

 

Desde então, Kátia passou por várias consultas e realizou uma série de exames, no Hemu, no intuito de verificar as condições das meninas, por onde eram unidas e o que compartilhavam. Após todos esses procedimentos, a equipe de obstetra, pediatra, cardiologista pediatra e anestesiologista do Hemu, e o médico Zacharias Calil, se reuniram e marcaram o parto, realizado com sucesso.

 

Foto: Marilane Correntino
A Redação

Compartilhe este artigo/matéria
Deixe um comentário