PIB de Goiás apresenta crescimento de 2,3% em outubro de 2023

A Redação
Postado em: 24 de janeiro de 2024.

Dados do estudo divulgado pelo Instituto Mauro Borges (IMB), vinculado à Secretaria-Geral de Governo (SGG), nesta quarta-feira (24/01), mostram uma estimativa de crescimento de 2,3% em relação ao mesmo período de 2022. O resultado deve-se ao desempenho positivo dos setores de serviços (4,2%) e da indústria (3,9%).

 

Na comparação entre outubro de 2023 e outubro de 2022, as atividades em destaque no setor de serviços foram: serviços financeiros (35,9%), de informação (11%) e atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares (8,8%).

 

Os serviços industriais de utilidade pública – geração e distribuição de energia, gás, água, esgoto e gestão de resíduos – e a indústria de transformação tiveram estimativas positivas de 21% e 11%, respectivamente.

 

Com relação à variação acumulada no ano, o PIB do estado de Goiás apresentou estimativa de 4,7%. Nessa análise, a agropecuária, a indústria e os serviços tiveram taxas estimadas em 12,5%, 1,2% e 3,1%, respectivamente.

 

A variação acumulada nos últimos 12 meses foi de 4,8%, e todos os setores econômicos ficaram com crescimento positivo no período. O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em uma determinada área geográfica durante um período de tempo.

 

Foto: Edinan Ferreira
A Redação

Compartilhe este artigo/matéria
Deixe um comentário