Plano Viver sem Limite 2 do MDHC abre diálogos para articular políticas pelos direitos das pessoas com deficiência

A Redação
Postado em: 23 de agosto de 2023.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, abriu dia (14/08) os Diálogos Transversais sobre o Plano Viver sem Limite 2, em Brasília (DF). Desde junho, as oficinas já passaram por São Paulo (SP), Salvador (BA), Natal (RN), Florianópolis (SC) e Campo Grande (MS).

 

O coordenador do Plano Viver sem Limite 2, Antônio José do Nascimento Ferreira, explicou que o prazo final para elaboração do plano termina em setembro. Ele enfatizou ainda os quatro eixos temáticos da iniciativa: Gestão e Participação Social; Enfrentamento ao Capacitismo e à Violência; Acessibilidade e Tecnologia Assistiva; e Promoção dos Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais.



Desde maio de 2023, corre o prazo de 120 dias para a elaboração do Plano Viver sem Limite 2. Coordenada pelo MDHC, a iniciativa marca o início dos diálogos transversais voltados a atualizar os parâmetros para promover e articular políticas, programas e ações para o exercício pleno dos direitos das pessoas com deficiência.

 

Além do MDHC, estão entre as pastas que ajudarão na reformulação do Plano Viver sem Limite: Casa Civil da Presidência da República; Ministério da Educação; Ministério da Saúde; Ministério da Justiça e Segurança Pública; Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Ministério das Cidades; e Ministério do Trabalho e Emprego.


Foto: Clarice Castro – Ascom/MDHC
A Redação

Compartilhe este artigo/matéria
Deixe um comentário