Na Trincheira Política – O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), eleito por dois mandatos, considerado o melhor do Brasil e com aprovação de 86% no Estado segundo pesquisa recente realizada pela Quest, lançou sua pré-candidatura ao palácio do planalto nesta sexta-feira (04/04), no centro de Convenções, em Salvador (BA).
A data escolhida, não por acaso, faz referência ao número de seu partido o União Brasil 44. O local de lançamento escolhido, também não por acaso, o Estado da Bahia, possui 6 cidades consideradas as mais violentas do Brasil com taxas de mortes violentas intencionais (MVI), que variam de 70,4 a 90,6 de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025.
Caiado que já apresentou Goiás para o Brasil em diversas ocasiões, como no último painel realizado dia 31/03, em Uberlândia (MG), tendo como tema “O desafio da segurança pública – Como Goiás se tornou o Estado mais seguro do Brasil”, agora se vê energizado e com mais gás para levar suas propostas na área da segurança pública para todo o Brasil.
Em entrevista recente à CNN Brasil, Caiado disse estar preparado para os embates que sua pré-candidatura pode trazer. “Estou preparado para o debate, para a disputa da eleição. Nunca escolhi adversário na minha vida”, afirmou.
Goiás, terra do pequi, da pamonha, do agro, do empreendedorismo, da inovação, da tecnologia, da educação, da segurança, e de uma infinidade de outros adjetivos, agora se ver no centro, não só no sentido literal da palavra e do Brasil.
Analistas políticos acompanham, a população acompanha. Veremos Ronaldo Caiado presidente do Brasil em 2026? Fatos corroboram os grandes desafios que é ter uma candidatura a presidência, más que Caiado mais uma vez supera, como em 1989, quando lançou sua primeira candidatura.