Prefeitura de Goiânia amplia acessibilidade do Cmei Village Atalaia

A Redação
Postado em: 22 de maio de 2023.

A Prefeitura de Goiânia realizou a pintura de vagas de estacionamento, destinadas às famílias que possuem crianças com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Village Atalaia. Também foram colocados pisos táteis, linhas-guia entre outros recursos.


Linhas-guia
Também foram confeccionadas linhas-guia, como recurso visual de orientação dentro do espaço escolar. As linhas-guia pintadas no chão do Cmei Village Atalaia têm cinco cores que orientam a locomoção das crianças. A linha amarela segue a faixa de piso tátil que existe na entrada da escola. As linhas azul, laranja e vermelha orientam para os blocos de atendimento das turmas. A faixa verde segue para o parquinho da instituição.


Em 2022, ao todo, entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, a rede municipal de educação atendeu 1.121 estudantes com TEA. Em Goiânia, os educandos com autismo são atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) em dois Centros Municipais de Apoio à Inclusão (Cmai), nas 43 salas de recursos multifuncionais instaladas nas unidades de ensino, além das instituições conveniadas.

 

Nos próximos dias, a Prefeitura de Goiânia pretende inaugurar mais 7 salas de recursos multifuncionais, e elevar o número para 50 salas. No início da gestão, eram 27. Com ambientes acessíveis, carteiras adaptadas e itens pedagógicos, essenciais ao processo de ensino-aprendizagem de crianças com deficiência, as salas de recursos multifuncionais são oferecidas de forma complementar no contraturno do ensino regular, duas vezes por semana.

 

Foto: SME
A Redação

Compartilhe este artigo/matéria
Deixe um comentário