Prefeitura de Goiânia inicia teste rápido complexo de dengue em unidades de saúde

A Redação
Postado em: 17 de março de 2024.

A Prefeitura de Goiânia divulgou que tem intensificado ações de controle do mosquito Aedes aegypti e investido na melhoria e ampliação da assistência à população. A prefeitura ressalta que uma das novas iniciativas foi a aquisição do teste rápido de dengue IgG, IgM e antígeno NS1.

 

O novo teste, adquirido por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é capaz de detectar qualitativamente os anticorpos de classe IgG e IgM, além do antígeno NS1 do vírus da dengue. Ou seja, com o resultado, que sai em 15 minutos, é possível avaliar se a pessoa está infectada no momento e se possui anticorpos para a doença. O teste é feito por meio de uma coleta de sangue.

 

Inicialmente, a Prefeitura adquiriu 12 mil testes que já estão sendo usados nas unidades de urgência e emergência. Após capacitação dos profissionais, as Unidades de Saúde da Família (USFs) e os Centros de Saúde (CSs), também passam a utilizar o teste a partir da próxima segunda-feira (18/3). Unidades já vinham realizando o teste rápido para dengue NS1 e agora passam a fazer o mais completo.

 

Foto: SMS
A Redação

Compartilhe este artigo/matéria
Deixe um comentário