Projeto Preservação em Ação: A Iniciativa Ambiental que quer transformar Jaraguá

Redação
Por Redação 132 visualizações

08/08/2024 (15hs34m) – Até bem pouco tempo, quando se falava em mudanças climáticas, nós pensávamos que era um evento que estava distante de nossa realidade e que as suas consequências ocorriam apenas em outras regiões do planeta.

Porém, dia após dia, nós temos testemunhado que tal percepção estava equivocada. Hoje, os efeitos dessas mudanças também estão sendo percebidos em nosso estado: o regime de chuvas está irregular, com estiagens mais longas e severas e com a precipitação de grandes volumes de chuvas em espaços muito curto de tempo. Tais fenômenos geraram prejuízos na agricultura de Goiás, de em torno de 2 bilhões de reais.

Ciente de que todos podem contribuir de alguma forma para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas no município, a Prefeitura de Jaraguá lançou o projeto Preservação em Ação, que em parceria com o Instituto Cerrado, elaborou e está colocando em prática o ambicioso programa que tem como objetivo geral promover a conservação ambiental, a recuperação de áreas degradadas, a conservação dos recursos naturais e conscientização da população jaraguense sobre a importância de preservar o meio ambiente por meio de práticas perenes e sustentáveis.

Dentre os objetivos específicos a serem atingidos por esse projeto estão:

  1. Elaboração do Plano Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos;
  2. Fechamento do atual lixão;
  3. Elaboração do Plano de Recuperação de Áreas Degradas pelo lixão – PRAD;
  4. Articulação junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás – SEMAD para a elaboração do projeto de criação da área de transbordo de rejeitos materiais, até obtenção de uma solução definitiva e segura para o tratamento correto dos resíduos sólidos gerados na cidade;
  5. Implantação da Coleta Seletiva;
  6. Mapeamento e atualização de informações das áreas de conservação permanente e dos recursos hídricos do município;
  7. Incentivo e apoio técnico para os proprietários das áreas rurais para que eles possam recuperar, tanto as áreas verdes degradadas, quantos os recursos hídricos inseridos em suas propriedades;
  8. Implantação da educação ambiental nas escolas municipais;
  9. Capacitação dos servidores da prefeitura que trabalham com ações relacionadas ao meio ambiente;
  10. Mobilização e conscientização de toda população sobre a importância de se adotar comportamentos e práticas que favoreçam a preservação do meio ambiente.

O projeto Preservação em Ação deverá ser executado em um período de dez meses e nesse tempo, a prefeitura contará com total apoio técnico da equipe do Instituto Cerrado, que tem em seus quadros profissionais experientes e altamente qualificados.

Tal empreendimento só está sendo possível devido ao apoio irrestrito da deputada federal Lêda Borges, que destinou os recursos financeiros necessários, por meio de emenda parlamentar.

Hoje, Jaraguá dá os primeiros passos para construir um legado ambiental valioso e sustentável para as suas futuras gerações, mas isso só se tornará possível se todos nós, como cidadãos, fizermos a nossa parte.

Fonte: folhadejaragua.com.br

Compartilhe