Um posto de combustível localizado no Jardim Boa Esperança, em Aparecida de Goiânia, foi alvo de fiscalizações na última sexta-feira (06/09). Fiscais do Procon Goiás interditaram o local devido à reincidência em práticas abusivas.
Há duas semanas, no mesmo estabelecimento, os agentes interditaram quatro bicos de combustível após testes preliminares constatarem índice de 40% de etanol na gasolina. Os valores foram confirmados por testes feitos também no laboratório da ANP em Brasília. Nesse caso, a legislação brasileira prevê percentual limite de 27,5%.
Em nova fiscalização, os agentes do Procon Goiás foram surpreendidos com o descumprimento desta primeira interdição. Os fiscais verificaram que foi instalado um segundo bico abastecedor na mangueira que estava com o bico interditado e lacrado. Com essa violação, somente na sexta, foram comercializados quase 470 litros de gasolina, volume verificado nos relatórios de vendas.
Pela venda de produto em desacordo com as normas vigentes e pela instalação de mecanismo para burlar a interdição anterior, a fiscalização do Procon Goiás interditou totalmente o posto. Com isso, o estabelecimento não poderá comercializar nenhum tipo de combustível até que todas as irregularidades apontadas sejam reparadas e que a autoridade competente da ANP autorize a desinterdição.