O programa Viver Sem Limite, do Governo Federal, representa um marco na política nacional voltada para as pessoas com deficiência no Brasil. Lançado em 2011 pelo Decreto nº 7.612/2011, a iniciativa foi conduzida, à época, por Antonio José Ferreira, então titular da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Com uma abordagem abrangente, o plano estruturou suas ações em quatro eixos principais: acesso à educação, atenção à saúde, inclusão social e acessibilidade.
Na primeira fase do programa, diversas medidas concretas foram implementadas, incluindo a ampliação de salas de recursos multifuncionais na rede pública de ensino, a aquisição de 678 ônibus acessíveis e a desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos destinados a pessoas com deficiência. Na saúde, destacaram-se a implantação de protocolos médicos para identificação de deficiências e a ampliação dos serviços de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). O programa também destinou recursos para a adaptação de 55 universidades federais e possibilitou a oferta de cursos de Letras-Libras em todas as unidades federativas.
Doze anos após seu lançamento, o Viver sem Limite foi reformulado e relançado sob a liderança de Anna Paula Feminella, atual Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A nova versão do programa também coordenada por Antonio José, agora expande suas ações para garantir mais dignidade e acessibilidade, contando com 95 iniciativas em desenvolvimento. Antonio José Ferreira, agora Diretor de Relações Institucionais da pasta, segue atuando na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e na implementação das novas diretrizes do plano.
O Novo Viver sem Limite reafirma o compromisso do governo com a inclusão e a acessibilidade, promovendo avanços significativos na educação, saúde e mobilidade A continuidade e a ampliação das ações do programa demonstram o impacto positivo da iniciativa na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.