Quatro municípios goianos realizam Cavalhadas neste fim de semana

Redação
Por Redação 84 visualizações

Neste fim de semana, as tradicionais Cavalhadas acontecem em quatro municípios goianos: Santa Cruz, Posse, Jaraguá e Pirenópolis executam a encenação da batalha entre mouros e cristãos. A representação faz parte da programação da Festa do Divino Espírito Santo, que também inclui missas e alvoradas, fortalecendo ainda mais o calendário dos festejos.

Em 2024, 15 cidades participam do roteiro, que somam um total de investimento de cerca de R$ 4,4 milhões. As Cavalhadas são uma representação tradicional dos torneios medievais que recriam as batalhas entre cristãos (vestidos de azul) e mouros (trajados de vermelho). A manifestação é inspirada no livro “Carlos Magno e Os Doze Pares da França”, quando o guerreiro cristão batalhou contra os sarracenos, de religião islâmica.

No Brasil, há registro do evento desde o século XVII geralmente durante a festa do Divino, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. No final das batalhas, os cristãos vencem os mouros, que acabam se convertendo ao cristianismo.

Em Goiás, as Cavalhadas são realizadas há mais de 200 anos. Uma festa que une religiosidade, cultura e valorização do patrimônio imaterial do Estado com o fortalecimento do fluxo turístico e econômico das cidades que realizam os festejos. As batalhas representam a preservação da história, da cultura e da fé do povo goiano. É uma oportunidade única para se conectar com as raízes do estado e vivenciar a grandiosidade dessa tradição centenária.

AGENDA DAS CAVALHADAS
Santa Cruz de Goiás
18 e 19 de maio
Centro Cultural Tio Negrinho

Posse
18 e 19 de maio
Parque Municipal Cândido Porto

Pirenópolis
19, 20 e 21 de maio
Módulo Esportivo de Pirenópolis

Jaraguá
18, 19 e 20 de maio
Clube das Cavalhadas José Natal Silveira

Foto: Secom
Compartilhe