Sandro Mabel se apresenta como o “prefeito da coragem” ao divulgar o balanço dos primeiros 100 dias de gestão

Entre as principais ações citadas pelo gestor como positivas, estão criação de 8 mil vagas na educação, ampliação de leitos de UTI, implantação de atendimento infantil 24 horas em toda a rede de urgência e emergência

admin
Por admin 24 visualizações
"Sou o prefeito da coragem”, disse Sandro Mabel nesta quarta-feira (9/4) | Alex Malheiros

Ao completar os primeiros 100 dias à frente da Prefeitura de Goiânia, o prefeito Sandro Mabel apresentou um balanço das ações da nova gestão, com destaque para os avanços nas áreas de educação, saúde, mobilidade e infraestrutura. “Estou mais entusiasmado ainda do que quando entrei e sou o prefeito da coragem”, afirmou o gestor durante evento realizado no Paço Municipal nesta quarta-feira (9/4).

Entre as principais medidas citadas por Mabel estão a criação de 8 mil vagas na Educação, ampliação de leitos de UTI, implantação de atendimento infantil 24 horas em toda a rede de urgência e emergência, 191 mil buracos tapados, Brilha Goiânia e criação da terceira via nas avenidas Castelo Branco e Jamel Cecílio.

“A cidade estava muito desorganizada, com problemas em diversas áreas, como limpeza, saúde, mobilidade urbana e outras. A população de Goiânia conhece bem essa realidade. Assumimos a prefeitura com quase R$ 4 bilhões em pagamentos atrasados, o que naturalmente gerou muitas dificuldades”, ressaltou o prefeito. “Apesar disso, temos avançado. Estamos trabalhando muito para colocar a cidade nos trilhos”, completou.

Na saúde, segundo dados apresentados por Mabel, os primeiros 100 dias foram marcados pela recuperação de um sistema em estado de calamidade. Foram pagos mais de R$ 307 milhões em dívidas da gestão anterior com clínicas, hospitais e laboratórios. Foram criados, de acordo com a gestão municipal, 34 novos leitos de UTI em unidades como a Santa Casa, Hospital Infantil de Campinas e Maternidade Célia Câmara, além da contratação de 360 novos profissionais da saúde.

Na área da Mobilidade, foram liberadas conversões à direita em diversos cruzamentos, implementado acesso controlado de motociclistas às faixas exclusivas de ônibus, desobstruídas vias com criação de terceiras faixas e implantado o novo Centro de Controle Operacional (CCO). Também foram feitos ajustes semafóricos, reforço na sinalização e iniciado o processo de metronização do BRT.

Em zeladoria e infraestrutura, a cidade passou por uma ampla força-tarefa, após a herança do ex-prefeito Rogério Cruz. Foram removidas 419 mil toneladas de entulhos, criadas oito novas unidades provisórias de descarte, além dos cinco Ecopontos já existentes. Foram promovidos 31 mutirões de manutenção urbana, com roçagem de mais de 33 milhões de m², varrição de mais de 35 milhões de m², limpeza de nascentes e córregos, manutenção de praças públicas, poda preventiva de quase 38 mil árvores e o plantio de 2.160 novas.

Segundo Sandro Mabel, a mudança em Goiânia já é perceptível: “Nestes primeiros cem dias, mostramos que é possível fazer mais com responsabilidade fiscal e foco no cidadão. Reorganizamos as finanças, priorizamos áreas essenciais e demos os primeiros passos rumo a uma Goiânia mais eficiente e humana.”

Compartilhe