Foto colorida em modo paisagem, de um senhor de costas e ao seu lado esquerdo uma mulher de pele negra segurando uma seringa.

Secretaria de Estado da Saúde convoca população acima de 15 anos a se vacinar contra meningite

A Redação
Postado em: 10 de maio de 2023.

O Governo de Goiás alerta para a importância da vacinação contra a meningite, onde as doses estão disponíveis para toda a população não imunizada, independentemente de idade, e a procura tem sido incentivada pelas autoridades, com objetivo de melhorar o índice de cobertura vacinal no estado.


Desde janeiro, o estado registrou 107 casos notificados, com 45 confirmações e 8 óbitos por meningite. Para ampliar a proteção, em abril o imunizante foi liberado para todas as faixas etárias, sendo que antes estava disponível apenas para menores de 15 anos e profissionais de saúde. A medida segue orientação do governo federal.

 

Entre as vacinas ofertadas pelo SUS e que fazem parte do Programa Nacional de Imunização, estão a meningocócica conjugada sorogrupo C; a vacina pneumocócica 10-valente (conjugada); a vacina pentavalente; a BCG; e a vacina meningocócica ACWY (conjugada). A avaliação acerca do imunizante adequado à cada pessoa é feita pelo profissional de saúde.

 

Doença
A meningite é um processo inflamatório nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo gerar sequelas e levar a óbito. A doença pode ser causada por diferentes agentes, como bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites bacterianas e virais são as mais preocupantes pelo potencial de produzir surtos e casos graves.

 

Foto: SES
A Redação

Compartilhe este artigo/matéria
Deixe um comentário