Sinais de gripe aviária é motivo de alerta em Goiás

Redação
Por Redação 59 visualizações

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), emitiu uma alerta reforçando a necessidade de atenção pela população do Estado de Goiás quanto aos sinais de gripe aviária (H5N1), também conhecida como Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), em aves, sejam domésticas ou selvagens, incluindo pássaros migratórios.

O reforço veio em virtude da recente contaminação em humanos nos Estados Unidos, com uma morte registrada naquele país, na última segunda-feira (06/01), o que acendeu o alerta mundial em redobrar os esforços contra a doença.

Apesar de rara, a contaminação em seres humanos pode acontecer, especialmente em pessoas que trabalham com aves ou que têm exposição recreativa a elas. A transmissão, tanto em aves quanto em seres humanos, ocorre exclusivamente por via respiratória, e não pelo consumo de ovos ou de carnes.

A Agrodefesa destaca, no entanto, que até hoje não foi confirmada nenhuma ocorrência da doença em aves no estado e não há registros de contaminação em humanos no Brasil. Em caso de suspeita, a população pode notificar a Agrodefesa de diferentes maneiras. O cidadão pode fazer o registro pelo sistema e-Sisbravet (link disponível no site da Agrodefesa) ou ainda pelo telefone 0800-646-1122.

Foto: Ênio Tavares
Compartilhe