Tecnologia goiana auxilia no enfrentamento ao desastre no RS

Redação
Por Redação 61 visualizações

O Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), em Rio Verde, é equipado com tecnologia para a captação de informações agrometeorológicas em tempo real. O órgão desempenha papel importante em respostas aos desastres naturais recentes do Rio Grande do Sul.

O Ceagre foi inaugurado em dezembro de 2020 e vem recebendo investimentos do Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), que até 2025 vai somar um total de R$ 15 milhões.

Pesquisadores que compõem uma equipe multidisciplinar coordenada pelo Ceagre e o Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (Cempa-Cerrado), adaptaram os serviços de coleta de informações agrometeorológicas para proprietários rurais dos 26 municípios do Sudoeste goiano.

Agora estão conseguindo fazer com que essas informações climáticas em tempo real, previsões precisas para os próximos dias, gráficos coloridos com maiores acumulados de chuvas, chances de tempestades e outros dados cheguem à população gaúcha neste momento de desastre climático na região.

Foto: Divulgação/Ceagre Rio Verde
Compartilhe