1º transplante de medula óssea da rede pública no estado é realizado pelo HGG

Redação
Por Redação 63 visualizações

O estudante de psicologia Patrick Brunner Vianna de Assis, de 24 anos, recebeu alta na última terça-feira (07/05), ele, foi o primeiro paciente submetido a um transplante de medula óssea na rede pública estadual, realizado pelo Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG). Patrick estava internado desde 14 de abril, diagnosticado com linfoma de Hodgkin, tipo de câncer no sistema linfático.

O médico hematologista explicou que Patrick passou por um transplante autólogo, ou seja, as células precursoras da medula óssea provêm do próprio paciente transplantado. “O procedimento ocorreu dentro do esperado, e agora podemos dizer que tivemos o primeiro transplante de medula óssea bem-sucedido no HGG, o primeiro de muitos que esta unidade 100% SUS irá realizar”, disse.

Habilitado pelo Ministério da Saúde em 2023, o Serviço de Transplante de Medula Óssea do HGG teve início em abril deste ano, e tem a capacidade de realizar, no mínimo, seis transplantes por mês, além do atendimento ambulatorial de 45 pacientes.

Foto: Iron Braz/SES
Compartilhe