Seds promove diálogo com municípios goianos para expansão do programa Família Acolhedora

Redação
Por Redação 64 visualizações

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds), promoveu na última quinta-feira (30/01), um encontro para a discussão da ampliação do Família Acolhedora. O encontro buscou promover o diálogo entre a secretaria e os municípios que estão em fase de implantação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, assim como debater atualizações para 2025. Além disso, o serviço foi apresentado à nova equipe de Assistência Social de cada cidade.

O programa visa oferecer proteção às crianças e aos adolescentes até que seja possível o retorno para sua família de origem ou, quando impossibilitado, seu encaminhamento para adoção. A reunião contou com a participação de representantes dos municípios de Indiara, Piranhas, Rio Verde e Silvânia.

Família Acolhedora
Implementado pela Lei Estadual nº 21.809/2023, o programa faz parte do Goiás Social e está funcionando como projeto piloto em Aparecida de Goiânia. O município é responsável por organizar o acolhimento de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva estabelecida pelo Poder Judiciário, em residências de famílias cadastradas.

Cada família pode receber uma criança ou adolescente por vez, exceto quando acolhe um grupo de irmãos. O acolhimento familiar é uma medida provisória e para fazer parte do serviço, as famílias devem passar por um processo de seleção, capacitação e acompanhamento multiprofissional.

Foto: Seds-GO
Compartilhe