Deputados aprovam em definitivo Plano Estadual de Cultura

Redação
Por Redação 86 visualizações

O Plano Estadual de Cultura de Goiás (Pec-GO) foi aprovado em segunda e definitiva votação pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) na última quinta-feira (13/06). A proposta prevê o planejamento de programas que valorizem atividades e eventos culturais no estado de 2024 a 2033. O projeto, de autoria do Executivo, segue agora para sanção do governador Ronaldo Caiado.

O conteúdo do Plano Estadual de Cultura foi construído pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com a participação do Conselho Estadual de Cultura, de agentes culturais, gestores e da sociedade civil, por meio de debates e proposições sobre o desenvolvimento do setor. O projeto aprovado pela Alego conta com 12 eixos estratégicos, 15 diretrizes, 47 metas e 196 ações previstas para serem implementadas ao longo dos próximos nove anos.

O documento traz um conjunto de diretrizes, estratégias, ações e metas elaborado para planejar políticas, programas, projetos e atividades que valorizem, reconheçam e promovam as identidades culturais de Goiás.

O objetivo do Pec-GO é assegurar um sistema de gestão, proteção e promoção do patrimônio e da diversidade cultural, por meio do acesso à produção e fruição da cultura, bem como de sua inserção em modelos sustentáveis de desenvolvimento socioeconômico, como previsto pelo Plano Nacional de Cultura em vigência.

Foto: Rômullo Carvalho/Will Rosa
Compartilhe